A nova assessoria de imprensa: saiba mais sobre o assunto

Tecnologia

A transformação digital provocou mudanças na forma como nos relacionamos. Esta nova forma de conversar com as pessoas, também exigiu transformações no segmento de assessoria de imprensa. Mas ao contrário do que muitos profissionais imaginam, a assessoria de imprensa soube enxergar novos horizontes e as agências que souberam se reinventar, não só se consolidaram cada vez mais, como se tornaram grandes parceiras de seus clientes.

Ninguém melhor do que as agências de relações públicas, experts em criar pontes e conexões, para entender esta nova ordem e promover ações significativas para conectar marcas com seus públicos. Essa mudança de rota, também exigiu novos conhecimentos, ferramentas e compreensões. 

Adaptar o conteúdo gerado em oportunidades para estar presente em multiplataformas foi o grande divisor de águas. Nem todas as agências souberem se adaptar tão bem. Mas a que souberam são consideradas as agências de PR Digital. A grande expertise que é a construção de pauta e conteúdo, ganhou a oportunidade em formato de Blog, Vlog, campanhas com influenciadores, brand experience, podcast, marketing de conteúdo e digital. 

As novas agências e PR Digital contam com profissionais de todas as áreas de comunicação, e não só com jornalistas. São roteiristas especializados em storytelling, publicitários, analistas de mídias sociais e influência, designers e até cineastas. 

Mas como escolher os canais certos e desenhar estratégias em um mundo que pede cada vez mais diversidade, respeito, liberdade, mas dentro de um campo minado com milhares de pessoas que observam atentas cada passo que você dá e que, num piscar de olhos, pode te julgar mal e denegrir sua imagem em questão de segundos?

Construção de marca não se faz da noite para o dia e é exatamente aqui que entram as boas agências de comunicação de PR Digital, que deve, em primeiro lugar, entender a atuação do seu cliente e o conceito da marca, o DNA, e assim, propor uma estratégia de comunicação, unicamente baseada na forma real de sua atuação. 

Estimular o diálogo, entre marcas e seus públicos, será a grande tarefa das boas agências, complexo o suficiente para não ser executado por qualquer um, pois envolve conhecimento, estudos e apuração. 

Como escolher uma boa agência de assessoria de imprensa?

As boas agências são as que souberam se reinventar. Os anos de expertise não contam, pois em um ambiente que não se aquieta, estar vivo é apenas um fator. É preciso examinar os serviços que oferece, a amplitude e cases. Visitar suas redes sociais é imprescindível e perceber sua atuação em todos os segmentos que cita.

Muito cuidado com as aparências. Qualquer empresa hoje pode ter um lindo site, mas é essencial buscar referências no mercado e ver os movimentos. Uma agência de PR que promove conteúdo em um mundo hiperconectado, não encontra dificuldades para mostrar o que sabe fazer de melhor. Sempre fica visível.

As melhores agências sempre oferecem, também, media training e gerenciamento de crise. No campo minado das redes sociais, é fundamental contar 100% com a aprovação de conteúdo e conceito de campanhas que você pretende promover por especialistas em conteúdo e reputação de marcas.