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Como criar uma boa estratégias nas mídias sociais

Como criar uma boa estratégias nas mídias sociais

Atualmente a  mídia social costuma ser a maneira de um empreendedor iniciante trabalhar no reconhecimento de sua marca e entrar em contato com o público-alvo de forma  rápida. Criar uma estratégia de mídia social pode ajudá-lo a atingir os objetivos mais importantes. 

1. O que é uma estratégia de mídia social?

A mídia social pode desempenhar um papel significativo no sucesso de seu novo produto, serviço ou empresa, mas para isso acontecer, deve ser levado a sério. Ao adicionar uma estratégia de mídia social a um plano de marketing, você trabalhará de forma mais estruturada.

Abordar o público-alvo

Com essa estratégia adicional, você torna concreto em quais sites de mídia social você pode se concentrar melhor e como você deve abordar o público-alvo nessas plataformas.

 

Resumindo, uma estratégia de mídia social ajuda a fornecer informações sobre os canais de mídia em que seu público importante está localizado e a obter uma imagem melhor de como e onde você pode entrar em contato com (potenciais) clientes.

 

Uma marca de sapatos femininos pode usar as redes para encontrar e saber o que seus alvos estão fazendo. É um trabalho que deve ser feito com atenção e não de forma rasa e por isso você deve fazer essas perguntas:

 

  • Por que eu quero usar a mídia social para negócios?
  • O que eu quero alcançar com isso? (pense em x número de seguidores / fãs, melhores resultados de pesquisa no Google, contato intensivo com o público-alvo, etc.)
  • Como faço para lidar com reclamações ou outras reações negativas? 
  • Qual orçamento desejo disponibilizar para isso?

 

Forneça metas concretas e mensuráveis. Isso dá orientação ao avaliar os pontos de ação que foram definidos, para que você possa fazer ajustes oportunos, se necessário. 

2. Onde posso encontrar meu público-alvo?

Cada mídia social é diferente da outra, elas são únicas com objetivos diferentes. No LinkedIn, os usuários costumam ter uma motivação diferente do que no Twitter, Facebook, Pinterest ou Instagram.

 

Isso significa que a forma, o tom e o conteúdo de suas mensagens devem se diferenciar muito de uma plataforma para outra.

 

Antes de postar (ou compartilhar / retuitar) cada mensagem, pergunte-se se o seu público-alvo nesta plataforma acha a mensagem interessante o suficiente e se há uma chance de reações e / ou curtidas e compartilhamentos.

 

Em qualquer caso, pense nas necessidades do seu público-alvo e como você pode atendê-las. Por exemplo, especialistas americanos afirmam que empresas criativas que se concentram principalmente no mercado consumidor podem realizar muito de uma perspectiva de negócios no Instagram, Pinterest e Facebook. 

 

Além disso, o Instagram é onde as empresas podem se comunicar de forma mais amigável, por isso é bom ter em mente e saber como aumentar o engajamento no instagram. Já o twitter, como a predominância de adolescentes é maior, um tom mais engraçado é o favorável. 

 

As empresas B2B (business to business), por outro lado, devem usar principalmente o LinkedIn.

3. Quanto tempo devo investir nas redes sociais?

Quanto tempo você gasta em uma estratégia de mídia social dependerá, entre outras coisas, do número de plataformas nas quais planeja estar ativo, da frequência com que aborda seu público-alvo e da moderação dessas atividades. Em geral, você deve presumir que construir e manter uma rede valiosa (online) leva muito tempo.

 

Tornar-se ativo na área de negócios é um passo importante, mas permanecer ativo pode ser ainda mais importante. Se você encher seus seguidores com atualizações em um mês e não receber notícias suas nas semanas seguintes, terá o efeito oposto.

 

Colocar muitas atualizações também não é a solução na maioria dos casos, então você terá que procurar o equilíbrio certo.

 

O que pode ajudar com isso é incluir dias e horários fixos em sua agenda para passar o tempo nas redes sociais. Por exemplo, pense com sigo mesmo que, a princípio, dará atenção às redes sociais pelo menos três dias por semana (vinte minutos de cada vez). Claro que você tem que lidar com assuntos urgentes (como perguntas ou reclamação de um cliente ) o mais rápido possível.

 

Uma possibilidade é terceirizar essas atividades para uma agência de marketing, contratar um funcionário, freelancer ou estagiário para isso.

4. Como faço para traduzir minha estratégia em conteúdo?

A mídia social não é apenas sobre o público-alvo que você quer atingir, mas também como você o faz. Ou melhor: com o quê.

 

Como empresário, existem várias formas de promover um novo produto, serviço especial ou promoção de desconto único de forma interessante, de forma a aumentar as interações com os seus seguidores.

 

É importante que você torne as informações conhecidas de uma forma que estimule a curiosidade do seu público potencial.

 

Por exemplo, citações curtas, mas inspiradoras, como o depoimento de um cliente satisfeito, podem ser uma ótima maneira de promover o alto nível de atendimento ao cliente da sua empresa.

 

Além disso, você pode considerar deixar as informações conhecidas de várias maneiras: use texto e imagens, infográficos, som e vídeo para apoiar a história e variar no conteúdo. Uma vantagem adicional é que você provavelmente não só atrai um público maior, mas, ao mesmo tempo, melhora sua localização em outras plataformas.

Manuela Carvalho

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