Hoje domingo, 14th agosto 2022
Click Conexão

Informação em primeiro lugar

Como utilizar o drone para engenharia civil?

Como utilizar o drone para engenharia civil?

Uma das dúvidas de quem está iniciando na área é saber como utilizar o drone para engenharia civil.

De fato, a engenharia civil é um campo altamente técnico que requer precisão e qualificações. O uso de tecnologias de drones sugere novas possibilidades em imagens técnicas, pois suas aplicações são numerosas (fotogrametria, termografia, espectrografia…).

O uso do drone, portanto, fornece uma ajuda considerável em muitos contextos: reconhecimento de campo, operação de estudo ou monitoramento do local.

O uso do drone apresenta múltiplas perspectivas para o futuro, em diferentes setores, como construção, arquitetura, paisagismo e segurança, para citar alguns.

Ao longo desse artigo, você entenderá mais sobre como utilizar o drone para engenharia civil.

Como utilizar o drone para engenharia civil?

O uso de drones em um ambiente profissional enriquece as práticas em engenharia civil.

De fato, com maior produtividade e precisão em imagens técnicas, esta ferramenta tecnológica oferece novas possibilidades exploratórias e de monitoramento, ao mesmo tempo em que limita os riscos.

Mais especificamente, o drone oferece controle visual sobre as áreas em construção, reduzindo radicalmente o potencial de quedas e acidentes.

As fotos aéreas e os diferentes ângulos acessíveis graças aos drones contribuem significativamente para melhorar a qualidade das imagens obtidas, bem como para o desenvolvimento de planos de construção; o que facilita muito a tarefa dos engenheiros.

Além disso, como o visual se tornou um verdadeiro vetor de atratividade e comunicação, o conteúdo de foto e vídeo fornecido pelos drones pode ser usado para fins promocionais.

As pessoas, antes de fecharem qualquer negócio de compra de imóveis, querem ver de forma atrativa o que o empreendimento tem a oferecer. E o uso de drones pode ser uma excelente opção.

Uma nova era na indústria: o uso de drones

Ao detectar possíveis defeitos na manutenção da infraestrutura e facilitar a observação detalhada de áreas de difícil acesso, o drone economiza tempo e dinheiro.

E se é um ativo importante em termos de experiência industrial, pressupõe um reajuste, para não dizer uma agitação, dos métodos de trabalho.

Porque onde a presença física de humanos era anteriormente essencial, o uso de um drone agora é mais lucrativo e eficaz.

Monitorar o progresso de um canteiro de obras, coletar e analisar dados relacionados ao mundo agrícola, inspecionar e diagnosticar a condição material de edifícios e monumentos são tarefas menos caras e seguras com um drone.

A exploração dos dados coletados por drones é uma questão significativa em termos de interpretação e automação. Este é um dos principais problemas de engenharia – um desafio a ser enfrentado para que o uso do drone seja ideal.

Por outro lado, a exploração de tal tecnologia – além de ser um investimento significativo para qualquer empresa que deseje usar prestadores de serviços especializados – é regida por regulamentos em vigor que às vezes são muito restritivos (pedido de autorização, localização, cronograma, segurança de pessoas e animais, etc.)

Treinamento e oportunidades futuras no setor de drones

Finalmente, as vantagens em relação ao uso de drones na engenharia civil são óbvias. Lembre-se, no entanto, de que é necessário conhecimento específico para operar comercialmente essas máquinas voadoras.

Existem vários cursos de treinamento no mercado, cujo objetivo será familiarizá-lo com técnicas de voo, regulamentos locais, meteorologia e radiocomunicações, indústrias e profissões afetadas pelo uso de drones, gerenciamento de dados, etc.

Os drones, portanto, cobrem um conjunto de funções úteis e são uma verdadeira bênção na sociedade (transporte, agricultura, segurança, mídia, construção, etc.). O progresso tecnológico e a transformação digital estão gradualmente expandindo seus campos de aplicação.

Não há dúvida de que o mundo da engenharia civil poderá se beneficiar disso; sabendo que em alguns anos testemunharemos o advento de drones autônomos.

Conclusão

O drone não é mais simplesmente visto como um simples dispositivo. Está cada vez mais dentro do contexto profissional e particularmente no setor da construção.

De fato, o uso do drone tem muitas vantagens para canteiros de obras e pode ser usado de diferentes maneiras.

Graças ao seu pequeno tamanho e manobrabilidade, o drone pode acessar lugares estratégicos, como o telhado ou a fachada do edifício. Fotos tiradas em alta definição permitem realizar uma inspeção completa e precisa do prédio sem que o fotógrafo tenha que correr riscos para obter as fotos de diferentes ângulos.

Quando se trata de monitoramento do local, o uso de um drone representa uma inegável economia de tempo. O dispositivo permite, em uma única passagem, avaliar o progresso do local e, portanto, determinar se os prazos de entrega serão respeitados.

Além disso, desde que esteja equipado com um GPS, ele pode tirar fotos em intervalos regulares exatamente no mesmo lugar.

Alguns drones estão equipados para fotografia infravermelha. Assim, graças às leituras termográficas, eles são capazes de localizar com muita precisão o local do edifício que está sob perda de energia.

Emily Sousa

POSTS RELACIONADOS