Creatina Engorda

Creatina Engorda Mesmo? Veja a Resposta Aqui!

Saúde e Bem-Estar

Creatina engorda mesmo? | Essa é sempre uma dúvida muito comum, principalmente entre o público leigo. Como já comentamos em várias partes do nosso site, a resposta para essa pergunta depende de muitos fatores, especialmente dos seus exercícios e da sua dieta.

Respondendo à pergunta de forma rápida, podemos dizer que a creatina aumenta a massa muscular. E isso, é claro, significa engordar com saúde. Como ela faz isso? Vamos entender logo adiante!

Para uma análise mais profunda, o Blog Click Conexão recomenda a consulta de um médico e/ou nutricionista!

Como a Creatina engorda?

A Creatina causa aumento de peso de duas formas: por acúmulo de líquidos e por aumento da massa muscular.

1. Acúmulo de líquidos: isso acontece principalmente na primeira semana de uso da Creatina, causando ganhos rápidos de até mesmo alguns quilos.

A Creatina é uma substância que chamamos de osmoticamente ativa: ela carrega água com ela, por onde ela for. Assim, o resultado é a Creatina entrando nas suas células musculares e levando água para elas, aumentando o seu volume.

2. Aumento da massa muscular: esse é o resultado realmente esperado da Creatina no seu corpo. Para isso acontecer, é claro, você deve estar praticando atividade física com trabalho muscular, especialmente a musculação.

Ela aumenta a sua força muscular, fazendo você render mais nos seus treinos. Com isso, o ganho de massa muscular acontece muito mais rapidamente com a Creatina.

Por esses fatores, você irá ganhar peso rapidamente (em uma ou duas semanas), que nada mais é do que água pura. Ao longo das próximas semanas ou meses de uso, você realmente irá ganhar massa muscular (se o seu treino e dieta forem adequados, é claro).

Caso você pare de usar a Creatina, irá notar uma perda de peso rápida de alguns quilos, que nada mais é do que aquela água acumulada no início do uso da substância. Os ganhos reais serão notados após essa perda de líquidos.

Todo mundo engorda igual com Creatina?

É evidente que não. Como você já deve saber, cada pessoa responde de uma certa forma a diferentes substâncias. A Creatina é um produto principalmente de origem animal, de carnes.

Por isso, a principal diferença acontece se compararmos uma pessoa que ingere uma grande quantidade de carnes na sua dieta, com uma pessoa que tem hábitos vegetarianos ou come pouca carne.

Para os vegetarianos e que ingerem pouca carne, a Creatina costuma ter um efeito muito maior e melhor. Isso porque a sua própria Creatina da dieta e do corpo antes da suplementação já não é tão grande.

Com a suplementação, esses níveis de Creatina no corpo atingem níveis muito bons. Já quem sempre come carne geralmente verá resultados um pouco menores, pois seus níveis de Creatina já costumam estar um pouco maiores dentro do corpo e a suplementação não causa uma diferença tão grande. Porém, ainda é útil usar esse suplemento nesses casos, na grande maioria das vezes, com alguns ganhos significativos.

Creatina aumenta massa muscular sem exercícios?

Alguns acreditam que uma suplementação de Creatina poderá aumentar a massa muscular e ganho de peso em massa magra sem a prática de exercícios, o que é um grande mito! A Creatina é até usada em algumas doenças como a distrofia muscular, com resultados significativos mesmo sem prática de exercícios.

Porém, em uma pessoa normal, os ganhos dependem do seu treino e a hipertrofia também depende da dieta com uma quantidade calórica e de micronutrientes adequada.

É só você entender como a Creatina funciona: ela aumenta o aporte energético nas suas células. E quando as células precisam de mais energia? Apenas sob estresse, como no caso de exercícios físicos!

Vou perder meu peso depois de parar com a suplementação?

A resposta é não! Esse também é um grande mito e que causa medo em algumas pessoas, que acabam não suplementando com medo de perder os ganhos depois de parar. A Creatina só serve, repetindo, para aumentar o aporte energético nas células musculares. Seus músculos vão trabalhar mais e melhor durante o tempo da suplementação.

Depois que você parar com a Creatina, é só não relaxar na dieta e nos exercícios que seus ganhos se manterão. As únicas perdas que você terá serão por conta daquela água acumulada no início da suplementação. Porém, isso te deixará com uma maior definição muscular.

Se eu tomar mais Creatina, vou engordar mais?

A resposta também é não e este é um grande erro cometido pelos “desesperados de plantão”. Estudos vários sobre a suplementação de Creatina indicam que não vale a pena tomar mais do que 20 gramas de Creatina por até uma semana ou 7 gramas por dia por meses.

Portanto, nada de jogar o seu dinheiro no lixo, achando que quanto mais tomar, mais vai crescer! O uso da Creatina por suas células musculares sempre tem um limite. Depois dele, você só tem a perder.

O uso ideal da Creatina na suplementação fica em torno de 20 gramas durante uma semana (dose de ataque), seguida de aproximadamente 5 gramas por dia, para quem deseja usar por alguns meses ou para sempre.

Agora sim, acho que você pôde retirar todas as suas dúvidas e descobrir se a Creatina engorda mesmo, certo? Espero que tenham gostado de mais esse artigo e até a próxima. Continuem ligados no site!

Como Evitar o Surgimento das Olheiras