Como uma boa gestão financeira pode ser aliada do seu negócio

Como uma boa gestão financeira pode ser aliada do seu negócio

Finanças

Ter uma boa gestão financeira é importante não só para o crescimento da empresa no mercado, mas também para que possa se manter saudável. 

Se a empresa não tiver uma boa saúde financeira, infelizmente não conseguirá se manter no mercado. Por isso, é importante estabelecer um planejamento empresarial e investir na gestão financeira do negócio.

Importância da gestão financeira 

Com uma boa gestão financeira, alguns dos principais erros acabam sendo evitados, contribuindo, assim, para o sucesso dele.

Mas antes de nos aprofundarmos nesse tópico, você sabe quais são esses erros mais cometidos nas finanças empresariais? Confira abaixo!

Falta de planejamento detalhado e estruturado

Antes de mais nada, faça um planejamento detalhado com projeções de despesas e receitas. Esse planejamento financeiro lhe ajudará nos futuros gastos e investimentos, dando a segurança de arcar com as devidas despesas.

Não Registrar tudo

Esse é um erro comum, por isso, não deixe de registrar todas as movimentações financeiras da sua empresa. Para isso, você pode contar com a ajuda de ferramentas como planilhas, aplicativos e até mesmo softwares de gestão.

Lembre-se que caso não haja o registro, não é possível verificar seu histórico financeiro e, assim, dificultar seu controle de gastos.

Misturar finanças pessoais e empresariais

Crie uma conta jurídica e a utilize somente com a empresa. Evite realizar o pagamento de suas despesas pessoais com o dinheiro do negócio. Defina um valor para sua retirada mensal, o chamado pró-labore, esse valor será a sua remuneração. 

Pontos para se atentar em sua empresa

Para entender se a sua empresa está aplicando uma boa gestão financeira, é importante verificar pontos importantes.

Planejamento financeiro

Uma das bases da boa gestão é o controle de fluxo de caixa. O controle do fluxo de caixa significa saber de onde vem e para onde vai o dinheiro. Para isso é necessário guardar todos os comprovantes e anotar todas as entradas e saídas no movimento de caixa. Mas o que é isso, afinal?

O chamado movimento de caixa é o registro de todas as entradas e saídas de dinheiro da empresa, seja do caixa, seja do saldo bancário.

Para isso, você necessita controlar os pagamentos e recebimentos, guardar os comprovantes e lançar as informações numa planilha de movimentação de caixa.

Os comprovantes de entrada e saída devem ser guardados por pelo menos cinco anos.

Nenhum gasto poderá ser realizado sem passar pelo planejamento financeiro e ter a certeza que haverá capital suficiente para cobri-lo e sem entender se aquele gasto é necessário, se é uma prioridade para o momento.

Indicadores de desempenho

Os indicadores de desempenho são métricas utilizadas para quantificar o desempenho de uma empresa, levando em consideração os seus objetivos.

Primeiramente, é essencial entender e analisar o planejamento estratégico da empresa, deixando claros todos objetivos no momento de traçar as metas que devem ser alcançadas. Só assim esses indicadores farão sentido e poderão contribuir de alguma forma.

A gestão desses indicadores de desempenho será utilizada para monitorar a evolução e crescimento dos resultados e assim servir também como referência para criação de melhorias e para o processo de tomada de decisão.

Existem 4 Tipos de indicadores:

  • Indicadores de qualidade;
  • Indicadores de produtividade;
  • Indicadores de capacidade;
  • Indicadores estratégicos.

Veja o exemplo de dois indicadores muito utilizados.

Indicador de lucratividade

Ajuda o empreendedor no acompanhamento do faturamento do negócio. Esse indicador tem por objetivo auxiliar na descoberta das ações que desempenham ser tomadas para melhorar os resultados e encontrar o caminho a ser seguido.

Caso o faturamento seja positivo, mas o dinheiro não se encontra disponível, é porque os custos estão altos e é necessário resolver essa situação. 

Uma forma de entender se a lucratividade está em boa situação é comparando com a lucratividade média que vem sendo apresentada pelo setor no mercado.

Valor do ticket médio

Este indicador de desempenho permite analisar e compreender o funcionamento das vendas. 

Seu acompanhamento pode se dar por três formas: por vendedor, por cliente e por venda.

Por meio dele, a empresa identifica seu desempenho no setor, assim como possibilita aumentar os resultados ou aqueles pontos que precisam de melhoria.

Tecnologia como aliada 

Muitos aplicativos e softwares geram relatórios e previsões dos gastos mensais , conforme as compras e gastos anteriores. Assim, torna -se mais fácil evitar o desperdício dos recursos financeiros, evitando compras e gastos desnecessários.

É primordial que o empreendedor saiba para onde seu dinheiro está indo. E a tecnologia é capaz de ajudar a controlar e demonstrar isso.

Esses são alguns dos benefícios da tecnologia como aliada da gestão financeira:

  • As informações são centralizadas em único local;
  • Maior controle do dinheiro que entra e sai do caixa;
  • Acompanhamento de perto dessas movimentações financeiras;
  • Redução de despesas desnecessárias;
  • Possibilidade de ter acesso remoto às informações financeiras;
  • Ajuda o gestor no momento de tomar decisões.

Qualificação constante 

Outra forma de acompanhar as atualizações do mercado é realizar muitos cursos de atualização. Geralmente, são oferecidos de forma online.

Esses cursos possibilitam se relacionar com outros profissionais e assim trocar experiências e informações. 

Os cursos costumam orientar os participantes em temas específicos e assim contribuem para mudanças e atualizações também de todos os processos do negócio.

Saiba o melhor momento de investir no seu negócio

Há muitos empreendedores que possuem muita insegurança para investir. Não sabem o momento certo e nem o melhor momento de investir.

A primeira coisa a ser feita é estabelecer o objetivo desse investimento e conhecer todos os riscos da operação. No caso de empresas menores, antes de investir, é importante conhecer a saúde financeira do seu negócio.

A partir daí você pode buscar formas de arrecadar o capital necessário para tornar o crescimento da empresa possível. Atualmente existem diversas opções de crédito para diferentes perfis.

Como exemplo encontram-se modalidades como crédito para autônomo, ideal para negócios ainda não muito grandes. Além disso, existem também opções de crédito sem burocracia ou até com garantia de veículo ou imóvel.

O ideal é você avaliar sua necessidade e qual opção pode se adequar melhor à ela. A partir daí é hora de pesquisar as melhores opções para o seu bolso e seu negócio.

Considerações finais

Gerar lucro é fator determinante para se manter no mercado. Isso não se realiza de uma hora para outra. O empreendedor deve realizar um planejamento estratégico e investir em ações estratégicas que o direcione para essa aceleração do processo de resultados.

E assim que você tornar o seu negócio lucrativo, você não pode parar. Continue investindo no seu negócio e ofereça cada vez mais uma qualidade maior e um diferencial em seus produtos/serviços.

O planejamento empresarial possui essas ações cíclicas que farão você gerar cada vez mais lucros e estar de pé mesmo quando houver épocas difíceis.