Caminhão Munck

Para que serve um guindauto de gaiola?

Negócios e Empreendedorismo Serviços

Quem precisa de um serviço de transporte de cargas pesadas se depara com um mercado cheio de opções de veículos. São dezenas de tipos de caminhões para cada finalidade.

Dentre os mais conhecidos e queridinhos do mercado, estão os muncks. Contudo, existem diversos modelos deste caminhão, os quais suportam pesos e realizam atividades diferentes. 

Isso porque sua composição diferenciada permite diversas alterações no veículo para atender diferentes necessidades. Então, é possível acoplar cestos, gaiolas, entre outros acessórios.

É neste momento que as pessoas que precisam desses serviços se deparam com uma grande dúvida: qual escolher? Qual o tipo de caminhão munck mais indicado para a minha atividade?

Uma opção menos conhecida no mercado, mas extremamente eficiente são os guindautos com gaiola. São destinados a serviços específicos, nem todas as atividades poderiam ser realizadas por eles. 

Se você ainda não conhecia esse tipo de caminhão munck, vamos explicar como ele funciona e suas vantagens. Assim, poderá entender se é ou não a opção ideal para seus serviços.

Acompanhe também para conhecer outros modelos de guindautos e algumas curiosidades sobre o tema. 

Caminhão munck com gaiola acoplada: como funciona?

Para entender melhor sobre esse modelo, é preciso compreender a estrutura do munck. Sua composição é diferenciada e por causar estranhamento em muitas pessoas. Então, vamos lá!

O caminhão munck é formado por uma carroceria de caminhão comum aliado a uma cabine e braços hidráulicos – como os guindastes. Desta forma une as funcionalidades e benefícios de dois equipamentos em um só.

Quando criado, foi visto com uma inovação. Uma verdadeira revolução para o mercado da época que solucionou diversos problemas logísticos. Isso porque o munck consegue colocar a carga sobre si, descarregá-la e ainda transportá-la pelas rodovias da cidade. 

O caminhão munck de gaiola, tem esse acessório acoplado nos braços hidráulicos. Os cestos, como também são chamados, contam com diversos tamanhos e finalidades diferentes.

Alguns são indicados para içar uma ou mais pessoas, outros permitem o içamento de cilindros e outros materiais maiores, contam com rodas, entre outros modelos de gaiolas. 

Em geral, esses acessórios são indicados para trabalhos em Altura como Inspeções em locais de acesso restrito, manutenção de postes, como terminais portuários, estaleiros, em mineradoras, obras, montagem de estruturas e torres.

Ainda são usadas em usinas para atividades onde tecnicamente for inviável o uso de PTA, entre outras diversas utilidades. São opções excelentes para içar pessoas e outros materiais com segurança e tranquilidade – afinal, são serviços em altura então todo cuidado é pouco. 

Ainda há outros modelos no mercado! Se o munck com gaiola não for a melhor opção para suas atividades, talvez os que citaremos a seguir seja. Além disso, explicaremos um fator muito importante para analisar antes de locar um guindauto: sua capacidade de peso.

Outros modelos de caminhão munck

Todos os guindautos contam com essa mesma estrutura, isto é, a carroceria de um caminhão comum e os braços hidráulicos. Sendo assim, apresentam todos os benefícios já citados ao longo do conteúdo.

Contudo, há algumas características diferentes entre os principais modelos de guindautos. Assim, conseguem atender diversas atividades e segmentos diferentes no mercado. 

Então, existem muncks com carroceria baú, prancha, caçamba, entre outros. Os braços hidráulicos podem ficar acoplados na parte de trás do guindauto, mas também próximo à cabine, permitindo o uso da carroceria para armazenar a carga.

Além disso, há outras diferenças entre os modelos de muncks. No mercado atualmente, é possível encontrar cerca de 10 tipos de caminhão munck – os quais se diferenciam pelo peso que suportam. 

Sendo os de menor capacidade, com aproximadamente 4,5 toneladas, até os maiores, com 25 toneladas. A extensão da lança pode variar de 10 a 30 metros. 

Como encontrar o munck ideal?

O primeiro passo é identificar qual o melhor modelo para suas atividades (guinaduto gaiola, com carroceria baú, entre outros). Basta entender o que cada tipo oferece e se atende às suas necessidades. 

Já o peso, o ideal é contar com ajuda de profissionais. Isso porque se o munck não suportar o peso transportado, poderá tombar e causar diversos acidentes.

Então, o mais indicado é solicitar ajuda a pessoas especializadas nesse segmento para entender qual o  melhor munck – em relação ao peso – para o tipo de carga que será transportada. 

Como são usados para içar, descarregar, transportar, remover máquinas e peças pesadas em curtas distâncias e alturas, esse caminhão precisa ser resistente e bem manuseado.

Então, é preciso escolher uma empresa de locação extremamente capacitada e conceituada no mercado. Assim terá a certeza de que contará com um veículo de alta performance e com as manutenções em dia.

Por fim, contrate bons operadores e ajudantes. Vale ressaltar que toda atividade de içamento precisa de um planejamento rigger – que é um estudo realizado por profissionais para viabilizar a atividade.

Geralmente, as empresas que locam muncks oferecem essa análise também. Com essas dicas, terá um serviço tranquilo e seguro.