Suplementos Pré-treino: Para que serve e como tomar

Suplementos Pré-treino: Para que serve e como tomar

Saúde e Bem-Estar

Suplementos pré-treino: Para que serve e como tomar | Hoje gostaríamos de falar sobre os famosos suplementos pré-treino, que são o “xodó” de muitos esportistas que desejam melhorar os seus ganhos seja na academia, seja em exercícios de diferentes tipos, desde atletismo até dança.

Nesse nosso artigo completo, vamos abordar o que são os suplementos pré-treino, que tipo de resultados você pode esperar com eles, qual a melhor forma de consumi-los, verdades e mitos por trás das substâncias e exames anti-doping, efeitos colaterais e muito mais!

O que são suplementos pré-treino?

Os suplementos pré-treino são uma das classes de suplementos que mais crescem em vendas no mercado mundial da suplementação. Esses produtos foram desenvolvidos especialmente para fornecer ao corpo os componentes essenciais para que o treino atinja o máximo de desempenho possível.

Para atingir esse objetivo, esses suplementos são consumidos em média uma hora a 30 minutos antes do treino (dependendo da formulação). Porém, saber fazer a escolha ideal de produto para o seu tipo de necessidade é a chave para que você realmente tenha ganhos reais e atinja seus objetivos, ao invés de apenas perder tempo e dinheiro.

Nutrientes x estimulantes

De um modo geral, os produtos pré-treino trazem dois tipos de componentes em suas variadas formulações:

  1. Nutrientes: são utilizados pelo corpo para literalmente crescer em massa muscular. Esses componentes incluem por exemplo os estimulantes da síntese muscular (BCAAs, Glutamina, Carnitina, dentre outros), os estimulantes de Óxido Nítrico (Citrulina, Arginina, L-Carnitina, dentre outros) e os intensificadores de força (Beta-Alanina, Betaína, Creatina).
  2. Estimulantes: ajudam a te manter “pilhado(a)” durante o seu treino. Significam mais energia, mais gasto calórico e mais perda de gorduras, ao mesmo tempo em que estimulam o seu corpo a ter mais energia nos treinos. Esses componentes incluem por exemplo Tirosina, Taurina e Vitaminas do Complexo B, além de estimulantes em geral, como a Cafeína e o Mate.

Além desses dois tipos de compostos, temos ainda algumas formulações com queimadores de gordura (como chá verde e sinefrina) além de estimulantes cerebrais (como a Colina e o DMAE – Dimetilaminoetanol).

De um modo geral, se você quer ganhar peso e massa muscular e principalmente se tem dificuldades para engordar, é muito importante que você dê preferência aos produtos que contêm Nutrientes ao invés de Estimulantes.

Um suplemento pré-treino de qualidade deve conter sempre um pouco de BCAAs, Glutamina, Carnitina e/ou Creatina para que os resultados sejam notados com a evolução do tempo de uso do produto.

Somente em um segundo plano é que você deve dar preferência a estimulantes variados, como a Cafeína e a Taurina, entre outros já citados acima. Os estimulantes são ainda mais úteis para quem deseja perder peso do que para quem tem dificuldades para engordar.

Como escolher seu suplemento pré-treino?

Para encontrar o melhor pré-treino para você, primeiro você deve responder a si mesmo: “eu vou utilizar mais algum suplemento além do pré-treino?”.

Por exemplo, se você vai fazer suplementação com Creatina nos mesmos dias em que usar o pré-treino, você pode optar por um suplemento pré-treino com uma menor quantidade de Creatina.

O mesmo acontece para BCAAs, Glutamina e assim por diante. Esse suplemento não deve ser usado em excesso: existe um “máximo” de tolerância e uso da Creatina pelo seu corpo e passar disso só leva a perda de tempo e dinheiro.

Portanto, a regra simples é: se você já está usando um suplemento específico, dê preferência aos pré-treinos que tenham maior quantidade das substâncias que você NÃO está suplementando. Isso é um pouco óbvio, mas se você não perceber pode estar jogando dinheiro no lixo.

O próximo passo para encontrar o pré-treino ideal para você é fazer a escolha da fórmula correta entre Estimulantes x Nutrientes. Uma regra básica e que pode ser seguida por qualquer pessoa (especialmente iniciantes) é a seguinte:
Se você está com dificuldade para manter ou ganhar peso (tanto massa muscular como gordura), mas consegue ter um desempenho bacana nos seus treinos, não exagere em estimulantes e tenha certeza de que está consumindo os nutrientes adequados. Ou seja, dê preferência aos nutrientes.
Se você está querendo perder peso, opte por uma fórmula que te deixe “pilhado(a)”, ou seja, dê mais importância aos estimulantes (mas não esqueça dos nutrientes).
É claro, nada é uma fórmula para bolo. Isso é só uma forma simples de você encontrar o que procura.

Como usar esses suplementos?

Usar o seu pré-treino é bastante simples e não tem segredo: basta seguir as instruções no rótulo do produto. Como os pré-treinos são suplementos com fórmulas únicas e variadas de acordo com cada marca e produto, não adianta seguir algo que não está no rótulo. Geralmente os suplementos pré-treino são consumidos de uma hora a meia hora antes do início do seu treino.

Se você estiver usando um pré-treino fraco em nutrientes, não esqueça de fazer uma alimentação pré e pós-treino adequadas para garantir que você oferecerá ao seu corpo os “blocos de construção” e o ambiente ideal para crescer e melhorar sua performance.

Anti-doping e pré-treinos

Basicamente, nos suplementos pré-treino existe uma única substância com a qual você deve cuidar: a 1,3-Dimetilamilamina (ou simplesmente DMAA). Hoje em dia está mais raro encontrar essa substância em suplementos pré-treino importados legalmente em nosso país, mas dependendo da forma como você obtém o seu produto, ele pode conter o DMAA.

O DMAA foi banido pelo COI (Comitê Olímpico Internacional), pela WADA (Agência Mundial Anti-Doping), pelo FDA (Food and Drugs Administration) dos EUA e por vários outros países como Austrália, Canadá e Inglaterra.

Além de estar envolvida com casos de morte, o DMAA pode levar a lesões no fígado, alterações cardiovasculares e do sistema nervoso, além de diferentes disfunções metabólicas.

Preço dos suplementos pré-treino

Por incrível que pareça, para as desenvolvedoras de suplementos, usar substâncias como o DMAA é uma vantagem, pois o custo de produção diminui.

Como uma regra geral, quanto mais nutrientes contém o seu suplemento pré-treino, provavelmente mais caro ele será. Ou seja, no caso dos pré-treino, a qualidade está diretamente relacionada ao preço.
Nutrientes de alta qualidade como a Beta-Alanina, a Arginina e Creatina decente influenciam no preço, mas melhoram muito a qualidade do produto.

O pré-treino, portanto, é um dos suplementos que mais vale a pena gastar um dinheiro a mais para ter certeza de que está consumindo algo que realmente vai te ajudar.

Qual suplemento escolher?

De longe (de longe MESMO), o melhor pré-treino (na nossa opinião) para ser consumido atualmente é o suplemento Assault da MusclePharm. O Assault é extremamente rico em nutrientes e não contém nenhuma substância proibida em território nacional ou internacional. Além disso, o Assault foi um produto desenvolvido pela MusclePharm para patrocinar os eventos do UFC (Ultimate Fighthing Championship).

Você já deve ter visto Anderson Silva, José Aldo e companhia com alguma camiseta da marca. Isso significa mais segurança na hora de comprar o seu produto.

O que é Colastrina? Veja a Resposta Aqui