coworking

Vantagens de trabalhar em um escritório de coworking

Negócios e Empreendedorismo

A maioria dos empreendimentos começa em casa, com reuniões em espaços públicos ou refeitórios. É claro que as ambições acabam ultrapassando os limites que esses espaços oferecem. Por isso, nascem os espaços de trabalho flexíveis, também conhecidos como coworking.

Um coworking é um local onde diferentes empresas, empreendimentos e projetos se reúnem, todos sob o mesmo teto. Esta conformação de uma comunidade permite que diferentes tipos de profissionais partilhem o mesmo espaço de trabalho: desde secretárias em zonas partilhadas até espaços privados com zonas e serviços comuns.

Isso tem uma infinidade de vantagens. Aqui, vamos contar a você oito benefícios de um coworking para encorajá-lo a trabalhar em um.

 

 Benefícios de trabalhar em um coworking

  1. Uma única despesa (e grande economia)

Quando você está começando um negócio, pensar em ter um escritório é quase um luxo e pode até te desencorajar a começar um negócio. Mas como já vimos neste post sobre como economizar em um escritório de coworking, escritórios compartilhados são uma solução bastante prática porque permitem economizar até 30% nas despesas que vêm com um escritório comum.

Na verdade, o BBVA —por meio da Educação Financeira— destaca que “as contas acabam”: um espaço de trabalho compartilhado reduz muito suas despesas fixas. E isso não significa colocar em risco o seu conforto, dos seus colaboradores e clientes.

 

  1. Todo equipado

Uma vantagem importante do coworking, em comparação com os escritórios tradicionais, é que raramente você pode equipá-los ou torná-los adequados para o uso que deseja dar. Com um escritório de coworking você não só deixa de se preocupar com os móveis, mas também com toda a logística que atrapalha o dia a dia, como material de escritório, manutenção, internet etc.

Você e seus colaboradores só terão que chegar, sentar e se dedicar ao que mais gostam.

 

  1. Uma questão de imagem

Como diz Pierre Giannoni, gerente geral da holding Swiss Capital, os escritórios de coworking são projetados para encorajar encontros informais e o trabalho em equipe. Mas também permitem reuniões com clientes em um ambiente funcional. Isso, você sabe muito bem, contribui para a imagem da sua empresa e para a forma como você faz negócios.

 

Uma sala de reuniões confortável e espaçosa é o que sua empresa precisa para expandir sua rede de contatos, gerar mais clientes e, assim, melhorar a rentabilidade de sua empresa.

 

  1. Flexibilidade absoluta

A ideia do coworking escritórios é que se adaptem às necessidades da sua empresa. Os espaços que obtém e utiliza são os de que necessita e, por isso, independentemente da sua dimensão, as empresas optam por um espaço flexível.

Claro, essa flexibilidade não seria absoluta se você não pudesse planejar também o número de horas e dias que você realmente precisa do espaço. Isto é particularmente interessante para aqueles que não requerem 100% do tempo para usar esses espaços para realizar seu projeto. Se você não precisa de um escritório por oito horas, todos os dias da semana, aqui existe uma opção para você.

 

  1. Cresça no seu próprio ritmo

Isso está relacionado ao ponto anterior. Se sua empresa está crescendo, o espaço pode crescer com você ou vice-versa. Sabemos que, nos primeiros momentos, o seu interesse é atrair mais clientes potenciais e convertê-los, além de reter talentos para o desenvolvimento das suas atividades.

Em um espaço tradicional, isso implicaria em uma mudança. Em um escritório de coworking, você pode crescer conforme a necessidade e sempre deixando o espaço se adaptar a você (e não o contrário).

 

  1. Rede de contatos

Como afirma Julio Vela, diretor do CIDE-PUCP, o objetivo do coworking é também “criar uma comunidade com outros empreendedores, empresas e potenciais clientes, fomentando a criatividade e enriquecendo as ideias pessoais através do trabalho coletivo”.

A rede é a vantagem que mais associada a este tipo de espaço. Você terá a oportunidade de interagir com profissionais de diversas áreas e enriquecer sua experiência com diferentes pontos de vista e aprendizado. Você também terá a possibilidade de construir alianças valiosas para fortalecer o crescimento do seu negócio.

 

  1. Aumente a produtividade

As equipes entendem que você não precisa se sentar em um escritório por oito horas para realmente trabalhar em seus projetos. Mas eles sabem que, para que a produtividade se mantenha, precisam de espaços profissionais nos quais a concentração e a criatividade sejam estimuladas da mesma forma. Esse espaço é comunal.

Lembre-se de que não ter seus espaços e horários definidos pode ser uma maneira bastante rápida de sabotar seus planos futuros.

 

  1. Sempre atualizado

Trabalhar em equipes fechadas traz outro problema: o isolamento de suas ideias e projetos. Como falamos há alguns pontos, o intercâmbio com outros profissionais da comunidade de coworking – melhor ainda se forem de áreas diferentes – não só é positivo, mas também recomendado. Ajuda você a aumentar sua motivação e a se manter atualizado sobre as tendências do mercado.

Com esses pontos, deveria ter ficado claro para você quais são as vantagens do coworking e porque é tão positivo desenvolver seu projeto nesse tipo de espaço.

Agora que você sabe as vantagens de se trabalhar em um escritório coworking, dê uma olhada nesses artigos sobre endereço fiscal:

Endereço Fiscal Ribeirão Preto – SP

Endereço Fiscal em Ribeirão Preto

Endereço Fiscal para Empresas