Vitamina do Complexo B Engorda?

Vitamina do Complexo B Engorda?

Saúde e Bem-Estar

Vitamina do Complexo B Engorda? | Hoje, vamos comentar sobre uma dúvida extremamente comum para o público em geral, tanto quem precisa engordar como quem deseja emagrecer: vitamina do complexo B engorda?

O Complexo B é uma formulação multivitamínica receitada por muitos médicos e útil em várias situações, especialmente na falta da ingestão diária dessas vitaminas, importantes para regular várias funções do corpo.
Além disso, as vitaminas do complexo B estão presentes em várias formulações para aumentar o apetite, como o medicamento Profol. Vamos retirar essa dúvida de uma vez por todas?

Vitaminas não têm calorias!

É impossível você engordar apenas consumindo vitaminas e sais mineiras, pois elas não contêm calorias. Elas são micronutrientes, que tem como função principal regular o nosso metabolismo. Os macronutrientes responsáveis por dar disposição ao nosso corpo, são: os carboidratos, as proteínas e as gorduras ou lipídeos.

Vitaminas do Complexo B

Existem 8 vitaminas do complexo B, que são responsáveis por regular o nosso metabolismo.

  • Vitamina B1 (Tiamina): ela gera energia a partir de carboidratos na dieta. Responsável pela produção de DNA e RNa, e age na função nervosa.
  • Vitamina B2 (Riboflavina): metaboliza os carboidratos e proteínas, mas principalmente os lipídeos. Protege o sistema nervoso, melhora a diabetes, fortalece os cabelos e unhas, produz energia e é ótima para a saúde da pele.
  • Vitamina B3 (Niacina): age na respiração celular.
  • Vitamina B5 (Ácido Pantotênico): ela faz parte da oxidação de ácidos graxos e carboidratos. Reduz o colesterol, auxilia na cicatrização de ferimentos e cirurgias, produz energia, melhora a artrite, produz hormônios e reduz o cansaço.
  • Vitamina B6 (Piridoxina): previne anemia, alivia a artrite, fortalece o sistema imune, previne enjoos, ótima para o coração e saúde dos olhos.
  • Vitamina B7 (Biotina): também chamada de vitamina H, é uma coenzima essencial que ajuda a elaborar ácidos graxos e a metabolizar proteínas, para manter a temperatura corporal.
  • Vitamina B9 (Ácido Fólico): é essencial para a formação de proteínas estruturais e hemoglobina.
  • Vitamina B12 (Cobalamina): ela está presente em alimentos de origem animal, especialmente leite, carne e ovos. Ausente nos vegetais. É essencial para saúde do metabolismo do sistema nervoso.
    Sua deficiência causa a anemia perniciosa, que é uma anemia megaloblástica associada à degeneração do sistema nervoso.

O que essas Vitaminas do Complexo B têm em comum?

Como você pode perceber, TODAS as Vitaminas do Complexo B são necessárias para nosso corpo utilizar corretamente os carboidratos, proteínas e lipídeos que retiramos da nossa alimentação!

A falta dessas vitaminas faz com que nosso corpo não aproveite esses macronutrientes. Além disso, a falta das Vitaminas B9 (Ácido Fólico) e Vitamina B12 (Cobalamina) causa Anemia Megaloblástica, que pode levar a falta de apetite, cansaço e vários outros problemas, inclusive neurológicos no caso da Vitamina B12!

Então, vitamina do complexo B engorda?

Acho que com tudo o que falamos em cima, você já pode ter uma ideia da resposta, né? Podemos concluir que vitamina do Complexo B não engorda diretamente, pois não contém calorias.

Porém, sendo importantíssimas na regulação da absorção dos macronutrientes, a falta delas pode causar dificuldades para engordar, falta de apetite e até mesmo Anemia.

Por isso, se você deseja engordar, as Vitaminas do Complexo B são importantíssimas. Sem elas, você irá nadar, nadar e morrerá na praia!  Ou seja, o esforço é grande para pouca coisa. Nesses casos, uma vitamina do complexo B pode ser útil e te ajudará a ganhar peso.

E se você deseja emagrecer, saber que vitaminas do complexo B aumentam o apetite e podem facilitar o ganho de peso não é motivo para que você tenha falta delas na sua dieta!

As melhores dietas, tanto para emagrecer como para engordar, são as mais completas possíveis e que façam você emagrecer com saúde.

E aí, respondeu sua dúvida se complexo B engorda? Esse artigo é um dos mais completos da internet sobre o assunto! Por isso, por favor divulgue nas Redes Sociais e deixe seu comentário, isso nos ajuda muito! Até a próxima!

Suplementos Pré-treino: Para que serve e como tomar