óculos de grau

Quanto custa um óculos de grau?

Cotidiano

Uma das grandes preocupações de quem descobre que vai precisar usar óculos é quanto custa um óculos de grau. Com toda a certeza, não falta quem ache que esse é um dos acessórios mais caros, apesar de ser sim possível encontrar opções que tem preços melhores.

A verdade é que quem questiona o custo de um par de óculos de grau, na maioria das vezes, desconhece todos os fatores que ajudam a formar esse preço.

Afinal, da mesma forma que acontece com outros produtos, a resposta para quanto custa um óculos de grau inclui diversas coisas, desde a existência de uma assinatura de grife até os materiais usados.

É por isso que, para esclarecer melhor o que pesa no custo dos óculos de grau, criamos este artigo.

Saber quanto custa um óculos de grau não serve para todos os lugares

As pessoas que passam de uma região para outra do país costumam perceber que existe uma variação nos preços de praticamente tudo e os óculos de grau não são diferentes nesse sentido.

Portanto, uma das coisas que pode sim ajudar a determinar o quanto um par de óculos vai custar é a região onde ele é fabricado ou onde ele é vendido.

Dependendo de quão nobre seja considerada a área na qual a ótica está, é claro que o custo dos óculos de grau será maior ou menor.

Já no caso da ótica online, o que pode ajudar a estabelecer quanto custa um óculos de grau é o valor do frete. Afinal, o cliente vai enviar a receita do oftalmologista para essa ótica, solicitar o modelo que deseja e esperar que os óculos sejam mandados para determinado endereço.

Como ocorre com todo tipo de delivery, caso se trate de um lugar longe da ótica, o custo será mais alto.

Material ajuda a encarecer ou não os óculos de grau

Ao se falar sobre quanto custa um óculos de grau, outra coisa que tem importância direta é o material usado nos pares.

Hoje, há os óculos de Titanium, por exemplo, que são altamente modernos, além dos modelos confeccionados com aço inoxidável, oferecendo uma durabilidade fantástica. Sem dúvida, esses são modelos que acabam tendo um preço mais alto.

Por outro lado, as pessoas que querem óculos mais acessíveis podem escolher os que são feitos de acetato, por exemplo. Eles têm um ar moderno e dá para escolher os que são mais fashion, como a armação gatinho, a armação colorida, etc.

Tecnologia usada para as lentes também é contada

Uma das explicações relacionadas a quanto custa um óculos de grau é a tecnologia que a ótica usa para fazer as lentes.

Antigamente, era comum que as lentes fossem bem mais grossas, especialmente para as pessoas que têm muitos graus em cada olho. Isso fazia com que o visual desses óculos não fosse tão bom e até surgisse o apelido “fundo de garrafa”.

Agora, a tecnologia na confecção das lentes faz com que, mesmo que se tenha muitos graus, seja possível ter uma espessura bem menor e um visual mais bonito.

É de grife?

Todos os produtos de grife apresentam um custo bem mais alto e isso não é diferente com os óculos. Desse modo, ao se questionar quanto custa um óculos de grau, uma das coisas as quais prestar atenção é se o modelo faz parte de alguma grife.

Caso a resposta seja positiva, não existe dúvida de que os óculos serão mesmo mais caros. Portanto, quem tiver a intenção de economizar quando estiver fazendo seus óculos de grau deve ficar atento a essa questão das grifes.

E quanto custa? Dá para determinar um preço?

Com base em todas as variáveis que foram mencionadas neste artigo, é claro que dizer quanto custa um óculos de grau é algo delicado. Isso porque não existe um custo fixo para esse tipo de óculos.

O ideal é que a pessoa que não quiser gastar tanto com os seus acessórios lembre-se de evitar as grifes e de apostar em materiais que sejam um pouco mais acessíveis, como o acetato.

Por outro lado, óculos que sejam excessivamente baratos podem ter uma qualidade inferior e prejudicar seriamente os olhos, sendo perigosos.