Esculturas cristãs mais impressionantes de todos os tempos

Esculturas cristãs mais impressionantes de todos os tempos

Cotidiano

A Igreja Católica tem uma rica história de encomendar artistas de renome mundial da época para criar belas obras para decorar igrejas com as realidades da fé. Do século XIV até hoje, esculturas de Cristo, a Mãe Santíssima, figuras bíblicas e santos nos dão razão para pausar e refletir sobre as realidades da fé e da beleza da criação. Estas obras deram origem a alguns artigos religiosos.

Aqui está uma lista de algumas das mais notáveis obras feitas com o coração de tema cristão para nos inspirar hoje.

 

  • Pieta por Michelangelo

Data criada: 1498-1499

Meio: Mármore

Localização: Basílica de São Pedro, Cidade do Vaticano

Com apenas 25 anos, Michaelangelo foi contratado pelo Cardeal Jean Bilhères de Lagraulas para criar uma escultura de Maria segurando o Jesus morto em seu colo para seu túmulo. Maria é notavelmente retratada como uma jovem mulher, não como uma mãe de um homem de 33 anos. Mas Michaelangelo defendeu sua decisão de desintá-la desta forma, citando os ensinamentos da igreja sobre sua ausência de pecados. É a única obra de Michelangelo que ele assinou: A lenda diz que ouviu peregrinos atribuírem a obra a outro escultor, então ele esculpiu sua assinatura na faixa no peito de Maria.

 

  • Êxtase de Santa Teresa de Ávila por Bernini

Data criada: 1647-1652

Meio: Mármore

Localização: Capela Cornaro, Santa Maria della Vittoria, Roma

Bernini foi contratado para criar esta escultura para o túmulo do cardeal veneziano Federico Cornaro. Retrata a experiência da Santa Teresa de Ávila de êxtase religioso em seu encontro com um anjo que penetrou seu coração com uma lança dourada. Através da experiência, ela se sentiu consumida pelo desejo pelo amor de Deus.

 

  • Santa Cecília por Maderno

Data criada: 1600

Meio: Mármore

Localização: A igreja de Santa Cecília em Trastevere, Roma

Em 1600, o corpo incorrupto de Santa Cecília foi encontrado sob o altar da mesma igreja que levava seu nome. Uma reforma da Catedral foi encomendada incluindo uma nova tumba, onde reside esta escultura. A escultura de Maderno também replica a posição em que seu corpo foi descoberto. Ela estende três dedos com a mão direita e um com a esquerda, um símbolo da Trindade, três pessoas em um Deus.

 

  • Bartholomew Flayed por Marco d’Agrate

Data criada: 1563

Meio: Bronze

Localização: Catedral de Milão

St. Bartholomew foi esfolado vivo durante seu martírio. Esta imagem retrata o apóstolo sagrado com a pele envolta sobre o ombro como um distintivo de honra e segurando uma faca na mão. A imagem repeliu Mark Twain durante sua peregrinação dizendo: “Foi uma coisa horrível, e de alguma forma ainda havia um fascínio sobre isso. Sinto muito por tê-lo visto, porque sempre o verei agora. … É difícil esquecer coisas repulsivas” (Twain, Inocentes no Exterior, Capítulo 18).

 

  • Cristo Redentor

Artista: Projetado pelo escultor Paul Landowski e construído pelo engenheiro Heitor da Silva Costa em colaboração com Albert Caquot. O escultor Gheorghe Leonida criou o rosto

Data criada: 1922-1931

Meio: Pedra sabão e concreto

Localização: Monte Corcovado, Rio de Janeiro, Brasil

O Cristo Redentor tem vista para a cidade do Rio de Janeiro. Os fundos para levantar esta estátua maciça foram arrecadados pelos católicos brasileiros para combater a “falta de Deus” que encontraram na sociedade.

Nesta imagem, os braços de Cristo são estendidos para replicar uma cruz e como símbolo de paz. Assim como a Estátua da Liberdade nos Estados Unidos, o Cristo Redentor tornou-se um símbolo nacional icônico para os brasileiros.