Qual é a diferença entre bancos digitais e tradicionais?

Negócios e Empreendedorismo Tecnologia

Perguntinha de Enem, hein: “qual é a diferença entre um banco digital e um banco tradicional?”. Valendo… é com esse clima lá em cima que hoje nós vamos te mostrar as principais diferenças entre esses bancos e que critérios você precisa usar na hora de escolher! Parece ser coisa de outro mundo, mas o assunto é bem mais simples do que você imagina. Então, fica comigo até o final, viu?!

De fato, as instituições financeiras têm mudado demais no decorrer dos anos. Até parece que estamos vivendo uma outra realidade no mundo dos bancos. Hoje nós temos acesso ao nosso banco na palma de nossa mão e podemos fazer tudo aquilo que antes era só numa agência, no conforto de nossas casas. Contudo, os bancos tradicionais continuam funcionando. Qual a diferença entre eles?

Bem, se você está nos visitando pela primeira vez, eu agradeço a você por isso! Seja muito bem-vindo aqui entre a gente, espero que você goste desse conteúdo que nós propomos hoje. Você pode ficar bem à vontade se quiser conhecer o nosso trabalho mais de perto. Basta que você vasculhe nosso site e leia os nossos artigos anteriores. Sem dúvidas, existe muita coisa boa pra você lá!

Enfim, nós já podemos ir direto ao assunto, não é verdade? O que vocês acham?! Então, desejo a você uma ótima e agradável leitura; não se esqueça de deixar o seu feedback, comentário ou dúvida abaixo. Assim que possível nós estaremos respondendo a cada um de vocês. Sendo assim, bora lá pra esse assunto que pode dar o que falar, hein?! ‘Simbora’!

Banco digital VS Banco tradicional: principais diferenças

A menos que você esteja em uma caverna, sem dúvidas, você deve ter visto alguma coisa sobre banco digital, não é verdade? Em todo lugar, inclusive nas televisões, nós vemos propagandas em que esses grandes bancos são anunciados como facilitadores na vida da população. Assim, é provável até que você seja cliente de um ou de vários bancos digitais que existem. Eu também sou!

Entretanto, os bancos tradicionais, os físicos que possuem agências, não deixaram de existir por conta do banco digital. E aí? A verdade é que nós percebemos que eles meio que seguiram na mesma onda, desenvolvendo apps e tudo mais. Tudo isso pra não ficar pra trás. Mas, ainda assim, continua sendo um banco que depende de uma agência primariamente. Qual a diferença entre elas?

Primeiramente, nós precisamos colocar na mesa que o banco digital é 100% online, em todas as suas operações. Desde a abertura de conta, até os pedidos de cartões, pagamentos de boletos, e enfim. Tudo, tudo mesmo, é feito pelos aplicativos, de forma online. Então, esse acaba sendo um ponto positivo pros bancos digitais, pois não é necessário se locomover de sua casa para ter acesso.

Já os bancos tradicionais ainda contam com as suas agências. Por mais que eles tenham tentado se desenvolver junto com os bancos digitais, criando apps e tudo mais, é necessário ir em uma agência para ativar o aplicativo. Ele costuma variar entre online e presencial; o que pode ser algo bom para alguns, mas péssimo para outros. Principalmente pros moradores de cidades muito grandes.

Em suma, esse é o principal aspecto que nós podemos notar quando vamos descrever suas diferenças. Contudo, existem diversas outras coisas que muitas vezes nós não notamos, e que podem ser cruciais na hora da escolha de um banco. Vamos ver isso agora.

Questões secundárias que deveriam ser primárias

Como notamos acima, a locomoção é o alvo principal quando falamos de bancos digitais e tradicionais. Agora, existe um aspecto interessante que nós podemos notar que é a falta de burocracias. Não sei se você já tentou abrir uma conta em um banco tradicional, mas, sem dúvidas, é uma experiência meio traumatizante em alguns casos. Claro que tudo depende do local onde vive.

De fato, com os aplicativos, nós não precisamos enfrentar filas enormes; assim como não precisamos nos locomover para lugares distantes com várias documentações. Esse é um ponto positivo pros bancos digitais. Ainda assim, creio que pra diversas outras pessoas ter o contato com outras pessoas que possam orientar é muito importante. Principalmente idosos e deficientes.

Nas agências nós temos pessoas capacitadas exercendo os seus cargos da melhor maneira possível. Sempre buscando atender e solucionar as dúvidas. E isso nós encontramos com muita dificuldade nos bancos digitais. Então, ponto pros bancos tradicionais. Quando se trata de relacionamentos, os bancos tradicionais se saem bem. Pelo menos a maioria. Essas são as principais diferenças.

Desse modo, espero que você tenha percebido quais são as principais diferenças entre um banco digital e um banco tradicional. Não se esqueça de nos seguir, nos vemos em breve, até mais!