Marketing e vendas sempre compartilharam a tarefa de garantir o crescimento das empresas, e modelos como o funil de vendas são considerados uma abordagem popular. Uma vez executado, no entanto, ele perde sua aplicabilidade para o desenvolvimento posterior dos clientes. Bem diferente do modelo circulatório do volante. Leia como você pode usar o marketing volante para atrair, inspirar e desenvolver clientes a longo prazo.
O objetivo: aumento constante do sucesso
O marketing Volante é uma estratégia moderna que é usada para reter e adquirir novos clientes. O marketing volante tem como objetivo aumentar constantemente o sucesso da empresa. Isso significa que, uma vez iniciado, ele deve sempre funcionar mais rápido e sem problemas. Por isso, também é referido como o sucessor do funil de vendas.
O termo volante foi retirado da mecânica. Os volantes são construções que – uma vez iniciadas com pouco gasto de energia – armazenam essa energia de forma muito eficiente e continuam a funcionar sozinhas por um tempo. Cada energia adicional aumenta a velocidade da roda. É usado, por exemplo, em motores e máquinas de costura.
A visualização: o foco está no cliente
O Marketing volante transfere esse princípio para os mecanismos de aquisição de clientes, para os quais o funil de vendas serviu anteriormente como imagem:
o funil, no qual um prospect é conquistado como comprador por meio de várias etapas, termina com uma conversão. O modelo de funil como um processo linear tem, assim, uma conclusão definida, que é seguida por um reinício. O próximo cliente potencial é abordado.
A ponte: o volante começa onde termina o funil de vendas
O Inbound também trabalhou por muito tempo com a imagem do funil de vendas. Talvez por isso os limites do modelo de funil foram percebidos aqui. Porque a metodologia inbound sempre tentou inspirar os clientes mesmo após a conclusão do negócio e conquistá-los como promotores, bem como alavancar o potencial de cross-selling e upselling.
Onde o funil de vendas termina com a aquisição de um cliente, o volante continua girando no marketing.
Como um ciclo, ele atende às necessidades do cliente desde o momento da conversão e, com serviço adicional, garante entusiasmo e novas compras.
O desenvolvimento adicional: o serviço torna-se a unidade
O círculo externo do volante mostra o desenvolvimento de estranhos a clientes e além. Ele inclui as três fases da metodologia de entrada. No núcleo estão indicados os acionadores do volante. Afinal, CRM – Customer Relationship Management – é o foco da apresentação.
O que há de novo: Além do funil, o volante usa o serviço como acionamento.
Suporte adicional, proximidade com o cliente, blogs, guias, webinars, postagens em redes sociais, gestão de comunidades,… – Todos esses esforços devem continuar a inspirar os clientes e, em última análise, transformá-los em multiplicadores para a empresa. De acordo com o princípio do volante, cada novo cliente torna-se um investimento que impulsiona o volante e continua a gerar valor a longo prazo.
O benefício: como as empresas se beneficiam do volante
A longo prazo, a estratégia do volante pode ser muito recompensadora. Os preços para aquisição de clientes por meio de plataformas como Google e Facebook aumentaram significativamente nos últimos anos. No entanto, quando se torna extremamente caro manter os clientes comprando novos produtos , o foco muda mais para ganhar mais com os clientes existentes ou deixá-los agir como embaixadores do seu próprio produto.
Assim, os clientes satisfeitos dirigem o volante, enquanto os clientes insatisfeitos podem parar o volante.
Conclusão
O Marketing volante com seu modelo ilustra um aspecto importante do futuro do marketing: um serviço excelente está se tornando sua própria estratégia de marketing. Porque com o serviço certo, você aumenta o potencial de venda cruzada e upselling, é recomendado e economiza na aquisição cara de clientes.
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